sexta-feira, 27 de março de 2015

Como funciona o gerador de Energia Eólica

          Para que possamos verificar quais materiais precisaremos comprar para o nosso projeto precisamos primeiro entender como funciona o gerador de energia eólica, que serve tanto para hélice de vento vertical quanto de vento horizontal. Nos vídeos que encontramos na internet nos mostra a base do funcionamento desse tipo de gerador e é bem intuitivo.




         Como podemos observar o funcionamento é bem simples, ele é basicamente formado de um motor e uma hélice. Sendo assim podemos começar a pesquisar os materiais para compra.


segunda-feira, 23 de março de 2015

Energia Eólica

Depois de algumas pesquisas, encontramos dois tipos de eólicas viáveis:

- Eólica com Hélice de Vento Horizontal
- Eólica com Hélice de Vento Vertical

Ambas são aplicadas pelo mundo inteiro, porem cada uma tem suas vantagens.

A Hélice de Vento Horizontal é a mais comum, utilizada em larga escala nas regiões de grandes ventos constantes. 

A Héice de Vento Vertical é a menos divulgada, porém com grandes vantagens, como por exemplo: a facilidade de implantação, já que não depende da posição que o vento está chegando pois ela consegue captar em todos os ângulos possíveis.

Como seria um trabalho complicado escolher qual utilizaríamos, resolvemos adiantar a parte técnica, testando qual motor utilizaríamos para gerar tensão.

O motor escolhido foi o de 12 Vdc. Um motor pequeno mas que é mais que suficiente para os testes de geração de energia de nosso projeto.

Testamos ele com um multímetro e a média de tensão gerada rodando seu eixo manualmente é de 2 a 4 Vdc.


O rascunho de nosso projeto

        Com a idéia escolhida, e sabendo qual motor utilizaríamos, começamos a elaborar rascunhos de como utilizaríamos e com qual finalidade nosso projeto teria. 
        Cada um deu uma idéia, e no final conseguimos elaborar dois planos provisórios:
  • 2 geradores de energia eólica, em um sistema de alimentação conjunto, onde 1 seria o gerador principal e o outro seria o gerador complementar, entrando em atividade sobre demanda. Com isso, seria possível medir a eficiência do sistema e também elaborar relatórios de sua atividade em conjunto.
  • 2 geradores de energia eólica, ambos diferentes no aspecto das Hélices: um horizontal e outro vertical. Com isso mediríamos a eficiência de cada um separadamente e faríamos um relatório de comparação de eficiência: Velocidade do vento (m/s) X Tensão gerada.
Foi então que debatemos a possibilidade de utilizar os dois projetos provisórios em conjunto, ou seja: utilizaríamos 2 geradores de energia eólica diferentes, ambos com eficiência energética diferentes. Compararíamos a eficiência dos dois, elegendo um gerador "melhor" e outro "pior", para assim construir um sistema de alimentação em conjunto com um gerador principal ("melhor") e outro secundário, e verificar a eficiência dos dois trabalhando em conjunto.



sábado, 21 de março de 2015

Idéias iniciais


          Como o projeto consistia em um tema muito importante na Engenharia Elétrica, resolvemos de imediato projetar nossas idéias no Sub-tema: Geração de Energia.
          Com o sub-tema escolhido, precisávamos elaborar algo que envolvesse as matérias de nosso semestre e também que fosse possível de realizar. Alguns dias pensando e essas foram as idéias iniciais lançadas.
          

  • Gerador de Energia por Termoelétrica

Essa idéia foi inicialmente aceitada por nosso grupo pois estava totalmente relacionada à geração de energia. 
O projeto era simples: gerar energia elétrica através da pressão de vapor gerado pelo aquecimento de um recipiente contendo água. Calcular sua eficiência e apresentar.

-Motivo pelo qual foi rejeitada: Ficamos com receio de apresentar algo que envolvesse altas temperaturas e alta pressão de vapor em um ambiente público, que poderia se desenvolver em perigo às pessoas que ali estivessem.

  • Gerador de Energia por Fotocélulas
Essa idéia foi bastante discutida por nosso grupo, pois é um tipo de geração de energia que tem baixo impacto ambiental e muito utilizada nos dias de hoje.


-Motivo pelo qual foi rejeitada: o preço que verificamos das fotocélulas seria algo exorbitante para a viabilidade do projeto.

  • Gerador de Energia Eólica
Essa então, foi a idéia que decidimos em aplicar ao nosso projeto, pois tinha a vantagem da energia por fotocélulas (baixo impacto ambiental) e o preço é acessível para construção. Logo, o grupo começou a elaborar rascunhos de como usaríamos a Energia eólica e a finalidade.



quinta-feira, 19 de março de 2015



O projeto: Energia


           Esse projeto consiste em uma avaliação semestral que nos permite aplicar os conhecimentos teóricos, ministrados em aula, na prática, ou seja, em nosso cotidiano.
Essa iniciativa por parte da Universidade São Francisco nos permite entender os fenômenos da natureza e a partir disso solucionar problemas.
           O tema desse semestre é: Energia. Esse tema é bastante abrangente pois envolve todas as áreas dos conhecimentos Tecnológicos, desde Química a Física e Matemática. 
Com base nesse tema, temos que desenvolver um "Problema" e solucionar através de técnicas aprendidas em aula teórica e pesquisa, para que no final do semestre letivo possamos apresentar ao público nossas idéias.


The project: Energy (English Version)


            This project consists of a six-monthly review that allows us to apply the theoretical knowledge taught in class, in practice, that is, in our daily lives.
This initiative by the University San Francisco allows us to understand the phenomena of nature and from that solve problems.
            The theme of this semester is: Energy. This theme is very comprehensive because it involves all areas of Technological knowledge from chemistry to physics and mathematics.

Based on this theme, we have to develop a "problem" and solve using techniques learned in theoretical and research class, so that at the end of the semester we can present to the public our ideas.