sexta-feira, 29 de maio de 2015

Continuação da confecção do painel de visualização,

 Preparação para Furação.
 Ferramentas utilizadas.
 Fazendo furos para as Lâmpadas.



Dobra da chapa.



Perfil da chapa dobrada e pintada.

Parte frontal da chapa acabada.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Calculos de velocidade utilizados no desenvolvimento e grafico.

No momento do desenvolvimento não tínhamos em mãos o aparelho anemômetro, por isso utilizamos os conceitos de física e com o auxilio de um tacômetro fizemos a medição da rotação da hélice e considerando que o vento era a única fonte de força atuante no sistema, realizamos a conversão de RPM para m/s.
Abaixo as fotos dos cálculos.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Iniciando o Banner para a apresentação

Nessa data estamos iniciando o banner que será apresentado juntamente com os protótipos de geradores. 

O banner contemplará informações em tópicos importantes resumidos, além de contar com uma apresentação breve dos estudos feitos sobre a eficiência dos mesmos.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mudança do Projeto - Anemômetro e suas aplicações

             

           Foi verificado que nosso projeto estava idêntico ao de outro grupo, e por isso resolvemos adaptar o nosso projeto para que pudéssemos apresentar algo diferenciado e que fosse somatório no quesito do projeto integrador.
           A mudança que fizemos em nosso projeto foi utilizar o nosso protótipo de gerador eólico de hélice de vento vertical para criar um instrumento de medida muito importante: o anemômetro. Ele é usado para medir a velocidade do vento e assim ajudar os estudos de geração de energia.
          A adaptação consiste em utilizar um controlador digital, um multímetro, ligados ao motor do protótipo e um tacômetro para medir as rotações e assim converter em velocidade linear para demonstrar a velocidade do vento local em escala. Possibilitando a realização de um estudo sobre a eficiência e precisão desse instrumento de medida, e até mesmo demonstrar a utilidade desse anemometro em uma situação real como em áreas de risco de tufões e furacões que precisam de avisos de alertas quando uma certa velocidade de vento é presenciada.
          Como base teóricas estamos utilizando os seguintes estudos: