Analisando os conceitos de ondas e marés podemos perceber que um dos fatores mais importantes é a movimentação e a força das ondas no mar. Existe um elemento gerador de energia elétrica chamado Piezoelétrico, que nada mais é que um material que polariza quando ocorre uma deformação. O que ocorre então é que o material manifestará um campo elétrico interno sob a ação de forças que o deformam.
Da mesma forma, o efeito inverso, denominado eletrostrição, ocorre com este material: quando o submetemos a um campo elétrico ele se deforma. As variações das dimensões do material com a ação do campo elétrico mudam muito, e também depende da orientação do eixo de simetria do material. Isso significa que aplicando um campo elétrico através de placas fixadas na superfície de um cristal piezoelétrico pode-se obter diversos tipos de deformações.
Dentre os materiais que apresentam essas propriedades podemos citar o cristal de quartzo, o sal de Rochelle, o titanato de bário, além de outros. No caso específico do cristal de quartzo, se o excitarmos com placas de metal formando assim um capacitor e usarmos uma corrente de alta freqüência, formam-se ondas estacionárias na freqüência de ressonância.
Sendo assim, podemos utilizar a força das ondas e das marés para gerar energia nesses materiais, polarizando-os e assim utilizá-los em nosso projeto.
Olá!
ResponderExcluirColoquei a lista de blogs no meu blog ...
Gostei muito do projeto ... assunto super em alta! Senti falta de saber como o grupo vai fazer!
Até,
Profa. Debora
engenhariaporprojeto.blogspot.com.br